INTROMISSÕES


Impressões fotográficas lambda cosidas com linha de costura azul.









Impressão lambda cosida com linha azul
Lambda print with blue sewing thread
38x38cm










Impressão lambda cosida com linha azul
Lambda print with blue sewing thread
38x38cm













Impressão lambda cosida com linha azul
Lambda print with blue sewing thread
38x38cm



O ponto de partida são representações de malhas urbanas ou de pormenores destas mesmas malhas.
Estas imagens são depois adulteradas e reconstruídas pela autora que vai recriando e brincando com as disposições e variações dos elementos. Começa assim um jogo de ocultação, apropriação e obliteração que vai modificando, construindo e ao mesmo tempo destruindo a imagem.
Este processo foi em certo ponto “congelado” ou fixado numa imagem fotográfica que testemunha uma fase deste processo, que poderá no seu limite culminar com a destruição total da imagem de partida através de sucessivas adições gráficas e obliterações físicas.
Numa primeira vista ou perspectiva identificamos plantas ou desenhos ordenados que nos remetem para a malha urbana ou construída.
Numa segunda observação há algo de descontínuo nesta malha, a continuidade das formas e módulos não é linear. Existe uma duplicidade entre espaços negativos e positivos, uma passagem constante de uns para os outros.
Junta-se a este facto um conjunto de interferências gráficas que vão de certa forma rasurando a imagem ao mesmo tempo que a preenchem, ocultando e dando destaque a certas zonas.
Nesta oclusão e preenchimento podemos encontrar uma ambivalência estranha que ao mesmo tempo contém e está contida, que se sobrepõe e ao mesmo tempo é refém das formas.
O apontamento de cor surge no cinzentismo dominante, mas não sai das margens de forma obediente.
Podemos encontrar uma analogia a sentimentos de fechamento, isolamento, reacção e condição.
A ortogonalidade da malha é contraposta pela rasura cinzenta que não respeita os limites formais, ao mesmo tempo que uma linha azul vai cosendo a imagem, interferindo fisicamente com ela, marcando e perfurando.  

 

 
 
Copyright © luisa neves soares